ZH Caderno Donna - Beleza a quatro mãos - por Fernanda Zaffari
30 de janeiro de 2011.

ESTILO PRÓPRIO | Por Fernanda Zaffari
O salão butique
Márcio e Marcelo Machado, 34 anos, cabeleireiros.
Comandam o salão Day by Day, no Moinhos de Vento.
Inovar é a meta da dupla, que começou na profissão se especializando em coloração e tratamentos.
Apenas os dois cortam cabelos no salão. A proposta é de um atendimento personalizado.
Comandam o salão Day by Day, no Moinhos de Vento.
Inovar é a meta da dupla, que começou na profissão se especializando em coloração e tratamentos.
Apenas os dois cortam cabelos no salão. A proposta é de um atendimento personalizado.
Beleza a quatro mãos
Gêmeos que dividem a mesma profissão. A coluna reuniu integrantes da nova geração de profissionais de estilo do Estado
A cena de beleza de Porto Alegre apresenta reforços em dose dupla. No concorrido circuito de cabeleireiros, duas duplas despontam com propostas atualizadas, cada uma na sua fatia de mercado. Os cabeleireiros gêmeos estão cortando, tonalizando e adornando algumas das cabeças influentes da cidade. Em comum, o fato de serem gêmeos, jovens empreendedores que investiram em seus próprios salões e terem vindo de famílias tradicionais da área.- Pertinho dali, em uma galeria na Rua 24 de Outubro, outros gêmeos, Márcio e Marcelo Machado, 34 anos, pilotam um salão butique, o Day by Day. A proposta é afinada com a vizinhança familiar. A mãe, Silvinha Machado, foi pioneira da proposta, na sala ao lado, onde mantém Day by Day só que em formato de estúdio de beleza, para maquiagens.
– Nosso diferencial é que nunca é apenas um olhar – explica Márcio. Trabalhamos em conjunto, um olhar duplo e a quatro mãos.
A ideia deles é de um atendimento bem personalizado, direcionado ao que chamam de “saúde do cabelo”.
– Somos semelhantes, mas não iguais – filosofa Marcelo. Temos sensibilidade diferente, mas conseguimos trabalhar afinados em dupla.
O interesse pelo trabalho nasceu pela parceria com a mãe, profissional consagrada. O avô foi barbeiro e o primo é o reconhecido criador do Gentil Cabeleireiros, que fez fama em Porto Alegre.
Márcio e Marcelo começaram na recepção, atendendo a clientela da mãe. Depois, seguiram prestando consultoria em produtos de beleza para tintura e tratamentos de cabelo. A profissionalização e a aposta em cortes e penteados foi um caminho natural, principalmente depois de participarem do Hair Brasil, uma espécie de feira e seminário com profissionais do Brasil e do Exterior.
– Quando vimos os cabeleireiros se apresentando no evento, despertou ainda mais o desejo de se atualizar e investir no novo – explica Marcelo.
Os gêmeos se especializaram na colorimetria, o estudo dos cores, para afinar ao gosto da cliente o tom desejado, evitando que algumas propostas não fiquem 100% conforme o sonhado.
– A internet é uma ferramenta fundamental, onde buscamos nos atualizar – diz Márcio.
Os gêmeos também trabalham com parcerias, como a com o estilista Flavio Ramos. Outra meta da dupla é a criação de um calendário de coleções de cabelos e cores.
Quando guris, no colégio, os irmãos aprontavam, trocando de sala de aula para confundir professores. A semelhança agora é usada de forma mais profissional.
– Nos entendemos e sabemos bem o que cada um pensa sem precisar discutir – conta Marcelo.
As farras do tempo de colégio foram resolvidas com medidas mais radicais, primeiro estudando cada um em um turno e, finalmente, cada um em um colégio. Mas o que deu trabalho antigamente, hoje, é canalizado para o sucesso profissional.
